CIRURGIAS CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA

A cirurgia bariátrica e metabólica – também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago – reúne técnicas com respaldo científico destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele.

O conceito metabólico foi incorporado há cerca de seis anos pela importância que a cirurgia adquiriu no tratamento de doenças causadas, agravadas ou cujo tratamento/controle é dificultado pelo excesso de peso ou facilitado pela perda de peso como o diabetes e a hipertensão, também chamadas de comorbidades.

 

 

 

Tratamento Cirúrgico:

As cirurgias diferenciam-se pelo mecanismo de funcionamento. Existem três procedimentos básicos da cirurgia bariátrica e metabólica, que podem ser feitos por abordagem aberta ou por videolaparoscopia (menos invasiva e mais confortável ao paciente):

  • Restritivos – que diminuem a quantidade de alimentos que o estômago é capaz de comportar.
  • Disabsortivos – que reduzem a capacidade de absorção do intestino.
  • Técnicas mistas – com pequeno grau de restrição e desvio curto do intestino com discreta má absorção de alimentos.

BYPASS

A cirurgia bariátrica Bypass é uma das técnicas de combate a obesidade mais realizadas, ela visa reduzir bastante a capacidade do estômago com o objetivo de restringir a quantidade de comida e também desviá-la da primeira parte do intestino (duodeno) até a parte intermediária do jejuno.

 

Saiba mais

GASTRECTOMIA VERTICAL

A gastrectomia vertical, também chamada de Sleeve ou gastrectomia em manga, é um tipo de cirurgia bariátrica que é feita no tratamento da obesidade mórbida e consiste na remoção da parte esquerda do estômago, podendo levar à perda de até 40% do peso inicial.

 

Saiba mais